
Conheça os benefícios da Inteligência Artificial em nuvem
Uma das grandes tendências do setor de TI atualmente é a aplicação de Inteligência Artificial em nuvem. Por meio da integração dessas tecnologias, muitas empresas têm otimizado seus processos e obtido excelentes resultados operacionais.
Se há algum tempo este tipo de tecnologia era acessível apenas para grandes corporações, atualmente eles estão ao alcance de companhias de diferentes portes e segmentos. Graças a isso, seu negócio também pode aproveitar todos os benefícios que eles geram para ter ganhos em eficiência e produtividade
Neste artigo, vamos explicar o que é a Inteligência Artificial em nuvem e mostrar como ela pode ser aplicada na sua empresa. Acompanhe!
O que é Inteligência Artificial em nuvem?
O armazenamento de dados em nuvem já é amplamente adotado pelos departamentos de TI nos mais variados segmentos empresariais. Essa é uma prática que promove a redução de custos com recursos computacionais ao mesmo tempo em que amplia a segurança e a acessibilidade das informações.
Por sua vez, a Inteligência Artificial (IA) pode ser compreendida como a capacidade dos sistemas digitais de se comportar de forma semelhante à mente humana. Ou seja, são softwares que podem identificar padrões de uso e fazer previsões assertivas.
Pense, por exemplo, nos dispositivos de smart home – que têm se tornado cada dia mais populares ou no funcionamento dos serviços de streaming de mídia. Essas tecnologias baseadas em IA processam as informações recebidas em seus servidores em nuvem para tomar as decisões com base no perfil de cada usuário.
Com isso em mente, fica mais fácil entender a ideia por trás do conceito de Inteligência Artificial em nuvem. Nesse caso, a ideia é que a união dessas tecnologias permita que os sistemas sejam capazes de tratar os dados armazenados de forma inteligente, realizando tarefas que antes só poderiam ser executadas por humanos.
A atuação da Inteligência Artificial nos dados em nuvem viabiliza a integração dessas informações com diferentes sistemas, permitindo um melhor gerenciamento dos recursos de hardwares e softwares. Os benefícios dessa inovação fazem sua implementação valer a pena e mantêm a Inteligência Artificial em nuvem como uma das grandes tendências em TI atualmente.
Quais os principais benefícios da Inteligência Artificial em nuvem?
Para falar sobre os benefícios da Inteligência Artificial em nuvem, vamos agora citar e explicar as principais vantagens que levam cada vez mais empresas a investir nesse recurso em suas operações.
Maior capacidade de acesso a dados
Problemas que impedem o acesso aos dados que a empresa precisa para suas atividades certamente podem causar grandes contratempos. Essa é uma situação comum quando se trata de estruturas locais, que não contam com os recursos de segurança e acessibilidade dos servidores em nuvem.
Em conjunto com a IA, esses servidores remotos são capazes de lidar com alta capacidade de dados. Além disso, os sistemas podem aprender com essas próprias informações conforme trabalham com elas, de modo que possam fazer previsões e até mesmo tomar ações precisas de forma automatizada.
Melhoria na gestão de dados
Gerenciar os dados armazenados em nuvem é outra tarefa que se torna muito mais eficiente quando são aplicadas as possibilidades da Inteligência Artificial. A tecnologia otimiza os recursos nos servidores para que seja possível escalar as aplicações e ampliar os resultados da empresa. Esse é um benefício que se torna especialmente importante em ambientes de armazenamento híbrido. Isso porque, nesses casos, é fundamental contar com acessibilidade e conectividade contínuas, inclusive para realizar processos de migração com segurança, sem risco de comprometer a integridade dos dados importantes para o negócio.
Redução de custos
Reduzir os custos de operação sem impactar na qualidade dos serviços prestados e na rotina dos colaboradores está sempre entre os objetivos de qualquer negócio. Nesse sentido, as soluções de Inteligência Artificial em nuvem podem proporcionar uma economia considerável na infraestrutura de TI da organização.
Ao optar pelo modelo de armazenamento de dados em nuvem, uma empresa pode contratar apenas o espaço que ela precisa no servidor remoto. A qualquer momento, essa configuração pode ser alterada, seja para mais ou para menos, de modo que seja compatível com as necessidades do negócio e sem desperdício de recursos.
Tomadas de decisões mais conscientes
A responsabilidade de tomar decisões é a mais importante dentro de qualquer companhia. Por isso, todos os meios que ajudam a tornar esse processo mais assertivo e eficiente deve ser aproveitado em sua rotina operacional.
Com a Inteligência Artificial em nuvem, a análise de dados se torna muito mais poderosa, proporcionando aos gestores uma base sólida para qualquer iniciativa. A partir do aprendizado adquirido pelo sistema, é possível automatizar processos e reduzir a ocorrência de erros humanos. Assim, fica mais fácil determinar quais são os passos certos para que a empresa continue crescendo.
Como aplicar a Inteligência Artificial em nuvem na sua empresa?
Diante dos benefícios da Inteligência Artificial em nuvem, é provável que você já esteja considerando implementar essa tecnologia em seu ambiente corporativo. Essa é uma decisão que já foi tomada tanto por grandes corporações, como Google, Apple e Microsoft, quanto por pequenas e médias empresas que estão alinhadas com as principais tendências em tecnologia.
Não há dúvidas de que a iniciativa é extremamente vantajosa; mas é preciso que a empresa se prepare para essa implementação. O processo deve ser liderado pelo departamento de TI, que precisa alinhar as demandas de cada setor com as melhores soluções que podem atender essas necessidades.
Isso quer dizer que é preciso desenvolver uma estratégia voltada para as particularidades de cada negócio, considerando tanto suas atividades internas quanto a experiência de seus clientes. Também não pode ficar de fora as relações com fornecedores e parceiros comerciais, que também podem ser integradas e otimizadas por meio da Inteligência Artificial em nuvem.
Como vimos, a aplicação da Inteligência Artificial em nuvem é algo que não acontece de forma repentina. Na verdade, é preciso percorrer toda uma jornada que leve a empresa a migrar suas operações para o ambiente da nuvem de forma segura e eficaz.
Quer saber como fazer isso? Conheça agora mesmo a jornada para a nuvem da iamit e comece a preparar sua empresa para as possibilidades que ela oferece!