Obtenha controle do ambiente de TI com o serviço de monitoramento 24×7
Os setores de TI das organizações estão cada vez mais focados em gerar valor por meio de ações direcionadas ao core business, enquanto as atividades secundárias e operacionais ficam por conta de parceiros especializados. Esse é o caso da contratação dos serviços de monitoramento 24×7, que auxiliam em uma infraestrutura altamente disponível, por meio do atendimento rápido e eficaz sempre que se apresentar uma necessidade.
Em linhas gerais, trata-se da terceirização de suporte aos usuários finais da área de TI, durante 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Na prática, isso quer dizer que, em casos de incidentes, a qualquer momento haverá profissionais capacitados para o atendimento de chamados.
Além disso, as empresas não precisam se preocupar em formar equipes internas com esse objetivo, as quais podem onerar o orçamento em função da ociosidade ou, ainda, serem ineficientes em momentos de pico.
O que a sua empresa ganha ao contratar o monitoramento 24×7
Terceirizar atividades secundárias, porém essenciais, e priorizar aquilo que agrega mais valor para a empresa. Essa tem sido a estratégia adotada por muitas organizações, as quais visam economizar, ao mesmo tempo em que se aumenta a eficiência de setores como os de TI. Ao contar com o monitoramento 24×7 seu negócio ganha:
- Redução do custo financeiro ocasionado por paradas de serviços críticos: isso ocorre por meio de inspeções e análises constantes dos processos a fim de detectar alterações que devem ser corrigidas. Além de garantir que os sistemas estão funcionando, os profissionais contratados ainda verificam possíveis brechas causadoras de falhas e prejuízos;
- Monitoramento flexível: os serviços podem ser adaptados conforme a realidade de cada negócio. Na prática, é possível utilizar sistemas legados ou próprios de monitoramento, atuar em situações pontuais e em conjunto com a equipe interna, a qual pode acompanhar os processos em tempo real por meio de dashboards;
- Atuação proativa para evitar paradas no ambiente: entre as funções do monitoramento 24×7 estão gerar dados estatísticos, possibilitando a identificação de pontos críticos para que seja possível agir rapidamente na realização de ajustes. Consequentemente, isso leva a altos índices de disponibilidade do sistema, pois as eventuais falhas são corrigidas antes mesmo de chegarem ao usuário final;
- Diminuição da ociosidade da área de TI: assim como em qualquer área, ter profissionais de TI ociosos é sinônimo de desperdício de recursos. Ao mesmo tempo, ter um time muito enxuto pode ocasionar demora no atendimento aos chamados, insatisfação dos usuários com o tempo de resolução, bem como sobrecarregar os colaboradores em momentos de pico. Já com o monitoramento 24×7 isso não acontece, pois normalmente os serviços são cobrados a partir de chamados para atendimento ou créditos, não havendo a preocupação com ócio ou sobrecarga;
- Prevenção e redução de prejuízos: diminuir gastos e otimizar a alocação de recursos é uma das maiores exigências dos gestores de TI. Por meio de um serviço terceirizado, não há problemas com sistema parados por panes ou falta de manutenções, os quais são sinônimo de dinheiro perdido. Ou seja, se reduz a indisponibilidade de sistemas da empresa, diminuindo prejuízos e elevando os lucros;
- Melhoria na resolução de problemas: os profissionais que atuam no monitoramento 24×7 são especialistas em resolução de problemas. Consequentemente, têm facilidade para fazer o diagnóstico e a solução de chamados. Já times internos de suporte precisariam pesquisar, realizar testes, diagnosticar e, somente então, resolver um incidente até então desconhecido. Outro ponto importante é que, no caso do profissional de TI terceirizado ter dificuldades em determinado processo, ele pode passar o chamado de forma rápida para um nível mais especializado;
- Geração de relatórios: ao final de cada ciclo de monitoramento, os gestores recebem relatórios de desempenho dos serviços. Isso possibilita que eles consigam acompanhar as tendências de utilização dos seus recursos e, assim, programar atualizações ou redistribuições de recursos que se façam necessários.
É importante frisar que o cliente interno de TI, ou seja, os colaboradores da área e de toda a empresa, ficam satisfeitos em função da disponibilidade das aplicações e do suporte rápido e eficaz sempre que uma demanda se apresenta.
Os diferenciais do monitoramento 24×7 da iamit
A iamit tem cerca de 20 anos de história e mais de 500 projetos de TI entregues para aproximadamente 400 clientes. São mais e 100.000 horas trabalhadas, que levaram a empresa a ser referência na implantação de produtos para gestão de ativos e data center, bem como uma gama de serviços de gestão de TI, o que inclui o monitoramento 24×7.
A empresa pode monitorar os principais serviços de infraestrutura e aplicações de maneira totalmente proativa, reportando os problemas que possam interferir na disponibilidade de serviços críticos. Além disso, é possível atuar em casos pré-determinados, ou se for necessário, escalar o profissional qualificado para corrigir falhas e problemas.
Entre os principais diferenciais estão:
- Integração com recursos de monitoramento já existentes nas empresas;
- Serviço de baixo custo e alto valor agregado;
- Identificação de problemas potenciais;
- Resposta rápida e eficiente a chamados.
A partir da contratação dos serviços da iamit, as empresas obtêm visibilidade e controle do ambiente com um serviço de ROI garantido. Quer saber mais sobre essa e outras soluções para o seu negócio? Então agende agora mesmo uma reunião com um de nossos especialistas!