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Home Artigos Conheça as principais práticas de gerenciamento de Patches
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Conheça as principais práticas de gerenciamento de Patches

12 de março de 2021 0 Comments by iamit

A segurança da informação deve ser uma prioridade para as empresas, já que a transformação digital tem um impacto cada vez mais decisivo na performance corporativa. Em outras palavras, o uso da tecnologia precisa ser feito de forma estratégica para garantir a competitividade. Entretanto, para que essa estratégia ocorra de maneira positiva, se faz necessário o uso de boas práticas em gerenciamento de patches.

Não adianta contar com equipamentos de ponta e sistemas eficientes, caso não haja o devido cuidado com a atualização dos softwares mais importantes para o bom funcionamento dos serviços de TI utilizados. E esse cuidado não pode ser desprezado em hipótese nenhuma, pois pode interferir tanto na reputação da empresa quanto no andamento dos trabalhos.

Por isso, neste artigo que preparamos, vamos mostrar como o gerenciamento de patches pode ser feito de acordo com os melhores procedimentos do setor de TI. Confira!  

Conheça mais sobre os Patches a importância de se realizar o gerenciamento de Patches

Uma maneira inteligente de minimizar os riscos de um sistema ser invadido é por meio de boas práticas em gerenciamento de patches. Um dos motivos para isso é que essa atividade consiste no controle de um administrador sobre as atualizações feitas em aplicações, plataformas e sistemas operacionais.

No entanto, para essa iniciativa atingir bons resultados é essencial que sejam identificadas as funcionalidades no software que podem ser corrigidas ou aperfeiçoadas. Também é muito importante ficar atento aos pacotes de atualizações e ao processo de instalação para evitar problemas no futuro.

A adoção de patches tem um papel primordial para os sistemas alcançarem um bom desempenho e contribui para aperfeiçoar a gestão de TI. Afinal, uma empresa necessita contar com ferramentas que sejam caracterizadas pela eficiência e o alto nível de proteção dos dados corporativos.

Vale destacar que os patches podem ainda ser executados em hardwares. Essa prática ajuda, por exemplo, a combater ataques cibernéticos, como o Meltdown e o Spectre em 2018, que tinham como foco de ataque os microchips. Por meio de atualizações, é possível modificar o gerenciamento da memória e efetivar restrições de carregamento.

Ao contar com boas práticas em gerenciamento de patches, uma companhia tem mais condições de corrigir falhas e vulnerabilidades em sistemas. Além disso, adota uma política que prioriza o bom funcionamento de hardwares, o que minimiza bastante os riscos de roubo de dados.

Um bom gerenciamento ainda colabora para identificar, com mais clareza, quais softwares e equipamentos devem ser atualizados o mais rápido possível. Essa iniciativa eleva o nível de segurança da informação e colabora para fortalecer a imagem institucional, o que é valioso para manter as vendas em um excelente patamar.

As boas práticas de gerenciamento de patchs

Reconhecer a importância de atualizar sistemas e hardwares é um aspecto positivo para manter a organização mais protegida. Mas isso é apenas o começo de um processo que deve ser contínuo. Pensando nisso, vamos apontar e detalhar 4 boas práticas em gerenciamento de patches. Acompanhe!

1. Realizar escaneamentos de forma periódica

Monitorar o funcionamento de softwares e equipamentos é uma medida que precisa fazer parte da gestão de TI, independentemente do porte da empresa. Afinal, viabiliza identificar com antecedência a necessidade de fazer atualizações que reduzam o nível de vulnerabilidade de sistemas e ativos tecnológicos.

Esse é um detalhe que não pode ser menosprezado, porque mostra também uma maior atenção com os melhores procedimentos de segurança da informação. Além disso, permite um planejamento mais eficiente da aplicação de patches.

2. Priorizar os Patches mais importantes

À medida que uma companhia adota boas práticas de gestão em patches, torna-se mais simples verificar os sistemas e equipamentos que devem ser priorizados na hora de efetivar as atualizações.

No mundo corporativo, é comum as empresas terem uma maior dependência de determinados softwares e hardwares. Essa situação ocorre porque há soluções de TI que são prioritárias para um bom desempenho, o que abrange a produtividade dos empregados e a qualidade dos serviços fornecidos ao público-alvo.

Por isso, ter a dimensão do que deve ser atualizado primeiro é crucial para uma empresa estar mais segura e capaz de oferecer respostas mais rápidas às suas necessidades e também de seus clientes, o que é relevante para a fidelização.

3.Aplicar os Patches de forma frequente

É muito positivo ter noção de boas práticas em gestão de patches. Mas isso não ajuda a resolver os problemas do ambiente de TI, caso as atualizações não sejam feitas de maneira periódica. E isso se torna vital em virtude de as ameaças cibernéticas estarem se modificando de forma cada vez mais veloz.

Se o profissional responsável pela área não tiver a capacidade de atualizar os recursos de TI de forma ágil, os riscos de a empresa ser vítima de cibercriminosos vão crescer consideravelmente. É um aspecto que comprova como os patches têm um papel decisivo no cenário atual.

4.Testar os patches instalados

Mesmo que haja um foco permanente em atualizar equipamentos e sistemas, todo o cuidado é pouco. Uma das razões é que executar patches não é sinônimo de que as soluções de TI funcionarão dentro das expectativas.

Em outras palavras, é necessário verificar se as alterações realmente estão colaborando para os ativos terem uma performance notável. A correção de patches é uma iniciativa que pode ser feita, caso as mudanças não estejam surtindo efeito.

Deixe com a iamit o gerenciamento de patches da sua empresa

Mesmo que uma corporação tenha um departamento de TI, é interessante pensar em parceiros para executar os patches das soluções. Dessa forma, torna-se mais fácil administrar como devem ser realizados os trabalhos para a atualização de sistemas e equipamentos.

É fundamental que seja contratado um fornecedor com experiência nesse procedimento para reduzir os riscos de falhas nas atualizações. Não ter softwares devidamente gerenciados é um equívoco que deve ser evitado ao máximo, já que isso cria brechas para ações de hackers.

Para efetivar boas práticas de gestão em patches, uma boa alternativa é apostar em um parceiro qualificado. Por isso, vale a pena conhecer os procedimentos da iamit para manter as soluções de TI atualizadas.

Com o suporte de profissionais e ferramentas de ponta, é possível verificar quais os ativos precisam ser corrigidos ou aperfeiçoados de forma prioritária, o que ajuda a manter elevado o nível de proteção de dados.

Se deseja melhorar o gerenciamento dos recursos de TI e aumentar a segurança da informação, agende uma reunião conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a ter mais credibilidade no mercado!

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