
Saiba por que a sua empresa necessita de suporte de ti mesmo no modelo de trabalho híbrido
O trabalho remoto é cada vez mais comum em empresas do mundo todo. Por conta da pandemia de coronavírus, esse modelo vem se consolidando e, particularmente no Brasil, deve permanecer. Prova disso é uma pesquisa da Amdocs chamada The Rise Of New Enterprise Consumer, a qual apontou que 59% dos brasileiros afirmaram que irão atuar mais remotamente quando a Covid-19 terminar. Em contrapartida, no México essa porcentagem foi de 40% e, globalmente, 35%.
Nesse contexto, é imprescindível que as empresas continuem priorizando o suporte de TI mesmo que seus colaboradores estejam em home office, de modo a terem uma infraestrutura segura e preparada para promover a produtividade das equipes e um bom atendimento aos clientes. Sabendo a importância dessa estratégia, desenvolvemos este artigo, que traz alguns motivos para investirem na mesma. Confira e saiba mais sobre o assunto.
Vantagens do trabalho híbrido para as organizações
Por mais que o aumento do trabalho híbrido tenha se dado, em boa parte, em função da crise sanitária mundial, as companhias estão percebendo que manter o time presencial e em home office ao mesmo tempo, traz benefícios para a operação. Alguns deles são:
Método que satisfaz os colaboradores
Incentivar a motivação dos funcionários para que tenham boa produtividade é uma das estratégias mais importantes de empresas que esperam ter bons resultados. O modelo híbrido tem ajudado a cumprir com este objetivo.
Segundo estudo da Capterra, aqueles que experimentaram o trabalho remoto, tornaram-se entusiastas da jornada que se divide entre escritório e casa. Dos entrevistados, 66% declararam sua preferência pelo modelo pós-pandemia, o que mostra que este pode ser um caminho sem volta. Outro dado interessante é o da Gartner, o qual diz que 1 em cada 3 colaboradores que começaram a trabalho remotamente afirmaram que a cultura organizacional foi otimizada após a migração.
Flexibilidade da equipe
Com o trabalho híbrido, existe flexibilidade. Isso porque o método permite aos funcionários terem maior controle de suas rotinas e entregas, o que por sua vez também traz maior liberdade. Isso sem contar que, quando trabalham em home office, deixam de perder tempo no deslocamento para ir e voltar da empresa, ganhando horas do dia para realizarem outros compromissos, bem como estarem com a família e fazerem atividades de lazer.
Redução de custos
A partir do momento em que o time presencial é reduzido, a empresa passa a economizar com despesas relacionadas à estrutura, como por exemplo, aluguel, equipamentos, energia elétrica e água. Além disso, conforme o tamanho da equipe, é possível investir em coworkings, os quais possem custos mais acessíveis, bem como podem receber os colaboradores apenas quando é necessário.
Menor rotatividade
O trabalho híbrido também gera menor rotatividade de funcionários, o que automaticamente eleva a continuidade e a solidez das operações. O motivo é que, ao não precisarem estar na empresa todos os dias, ao mesmo tempo em que continuam tendo as responsabilidades diárias, sentem-se valorizados e motivados, tendendo a permanecer mais tempo em suas funções.
Melhor comunicação entre líderes
Com a organização mais vazia presencialmente, a comunicação entre os gestores pode ser aprimorada. Isso porque o acesso se torna mais direto, o que faz com que o escritório se tornasse um hub estratégico para a liderança.
Suporte de TI: essencial para o trabalho híbrido
A migração do ambiente corporativo para o trabalho híbrido ou home office trouxe a demanda por um suporte de TI ainda mais estruturado por parte das empresas. Segundo levantamento global do OTRS Group, 90% dos colaboradores entrevistados afirmaram precisar de mais suporte, pois se encontram em casa por longos períodos e não têm como recorrer, por exemplo, a colegas para o auxílio na resolução de problemas. Vale frisar que, no Brasil, este índice chegou a 92%.

Além disso, o chamado da área de TI, que normalmente tem a expectativa de agilidade, não muda com o modelo. Na mesma medida, quando há atrasos no atendimento dos responsáveis pela tecnologia da informação, os funcionários podem perder em produtividade e se tornarem desmotivados.
Outro aspecto importante é a capacidade de reforço na proteção de dados da organização, para a qual é fundamental criar uma estrutura segura, principalmente em relação à chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a qual estimula multas de até R$50 milhões para as empresas que a descumprirem. Com um suporte de TI adequado para o modelo híbrido, a organização passa a proteger de forma mais eficiente as informações de clientes, colaboradores e fornecedores.
Por outro lado, companhias com infraestrutura de TI prejudicadas sofrem graves impactos na produtividade, pois podem passar longos períodos sem o suporte necessário para a realização das atividades diárias, bem como sem a importante indicação de quais ferramentas, hardware e softwares devem ser adquiridos pensando no trabalho remoto e como o time será afetado por isso.
Um bom suporte de TI pode ajudar a descobrir o que o negócio precisa hoje para o trabalho remoto e também como as suas demandas podem mudar amanhã. Assim, torna os avanços na tecnologia muito mais fáceis de serem implementados, o que se reflete em melhor competitividade e resultados.
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