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O que é Business Intelligence?

Vivemos em uma época em que a gestão das empresas depende, cada vez mais, da sua capacidade de lidar com os dados relativos à sua atuação. Dentro desse contexto, torna-se cada vez mais comum no ambiente corporativo um conceito chamado Business Intelligence. Você já ouviu falar nele?

A verdade é que o termo não é novo, já que passou a ser utilizado na década de 60, fazendo referência a um sistema de compartilhamento de informações nas organizações. Com o avanço dos meios digitais, ele foi sendo ressignificado para considerar essa nova realidade, tornando-se um fator decisivo na modernização de processos e na competitividade de um negócio.

A seguir, trazemos as principais informações sobre Business Intelligence e mostramos como o conceito pode ser aplicado. Acompanhe!

O que é Business Intelligence?

Podemos definir Business Intelligence (BI) como um conjunto de práticas organizacionais que promovem o uso eficiente de dados em uma empresa. Seu objetivo é proporcionar uma visão abrangente sobre as informações relevantes, de modo que possam ser utilizadas para gerar mudanças positivas na rotina corporativa.

Uma estratégia baseada em BI deve contar com processos específicos para coleta, armazenamento, análise e aplicação de dados na empresa. Dessa forma, com o tratamento de dados atuais e históricos, os gestores estarão mais preparados para realizar tomadas de decisões assertivas e que trarão os melhores resultados.

Além das práticas modernas, existem também ferramentas que auxiliam na implementação do BI. Elas são fundamentais para modernizar a forma como as empresas lidam com os dados, aproveitando a automação de processos para economizar tempo e esforço em todas as etapas do plano de ação.

Para obter os melhores resultados da aplicação do Business Intelligence, essa iniciativa deve integrar a maior quantidade possível de setores em uma empresa. Sejam os departamentos financeiro, comercial, de marketing ou operacional, há sempre maneiras de utilizar os dados para otimizar as atividades desempenhadas.

Como implementar esse conceito na empresa?

A aplicação prática do Business Intelligence deve ocorrer de forma planejada e contextualizada com a realidade de cada negócio. Esse cuidado ajuda a garantir que a empresa se adapte a essa nova cultura e obtenha os benefícios que ela pode representar.

Abaixo, explicamos os aspectos das principais etapas desse processo.

Coleta e armazenamento de dados

Para uma capacidade de análise de dados mais ampla, é importante que eles sejam coletados do maior número de fontes relevantes possíveis. Vale consultar os registros arquivados da empresa, e-mails, bancos de dados, entre outros.

Feito isso, é preciso tratar essas informações buscando selecionar os dados mais valiosos para a estratégia de negócios. Depois, eles podem ser armazenados em um servidor central, permitindo que as ferramentas de análise atuem sobre eles de forma otimizada.

Análise dos dados

Com as informações devidamente tratadas e organizadas, sua interpretação também se torna muito mais fácil. Baseado em tecnologias de análise e modelagem de dados, as ferramentas de BI são capazes de identificar tendências e fazer recomendações em poucos minutos.

De acordo com as metas de cada organização, a análise pode ser centrada em diferentes aspectos, como números de vendas, retenção de clientes, índices de devolução, reclamações e etc. Assim, podem ser desenvolvidas ações dedicadas a melhorar os números de cada setor em uma empresa.

Registro dos relatórios

Em uma estratégia de BI, é fundamental registrar todos os procedimentos relacionados à gestão de dados. Essa medida aumenta o controle sobre as tarefas realizadas e facilita futuras consultas e análises sobre essas informações.

O ideal é que os relatórios sejam de fácil entendimento e compartilhamento, garantindo sua plena divulgação a todos os colaboradores e sua utilização nos sistemas de automação. Por isso, geralmente são elaborados no formato de gráficos e painéis de dados, formas intuitivas e que permitem uma compreensão apurada sobre a situação dos negócios.

Definição das ações

Com os dados colhidos, tratados e analisados, chega o momento de convertê-los em ações práticas para serem aplicadas na rotina da empresa. Sendo assim, orientando-se pelas diretrizes certas, os gestores podem definir quais iniciativas trarão os melhores resultados em cada setor.

Por ser um processo gradual, as ações podem ser ajustadas constantemente em busca do melhor alinhamento com a equipe de colaboradores. Quando isso acontece, as ineficiências são eliminadas, os problemas são corrigidos e toda a cadeia produtiva é impactada positivamente, desde os primeiros processos até a satisfação dos clientes.

Qual a importância do Business Intelligence?

As estratégias corporativas baseadas em Business Intelligence representam uma forma moderna de gerenciar qualquer negócio atualmente. Elas atuam diretamente na redução de problemas operacionais e no aumento da eficiência dos processos.

Dessa maneira, uma análise criteriosa de dados aumenta consideravelmente a competitividade de um negócio. Isso porque ela terá uma capacidade mais de se adaptar às exigências de seus consumidores e às próprias demandas do mercado.

A prática fornece para a empresa uma base de dados essencial para comparativos futuros, permitindo que o resultado de cada ação seja mensurado com precisão. Em uma época em que a gestão de dados eficiente está em alta, as práticas relacionadas ao Business Intelligence podem representar o diferencial que seu negócio precisa para se destacar da concorrência.

Quais vantagens o Business Intelligence promove para a empresa que o utiliza?

Dessa forma, assim como as práticas associadas ao BI podem ser aplicadas em diferentes departamentos, suas vantagens também podem ser observadas em várias frentes.

No nível operacional, por exemplo, o conceito promove a automação de tarefas analíticas de rotina, o refinamento de processos e o consequente aumento na produtividade. Passando para o gerenciamento de estoque, os padrões e tendências observados contribuem para antecipar as compras e garantir o abastecimento.

Já no departamento de marketing, os direcionamentos apontados pelos dados ajudam a aumentar a visibilidade de suas ações, fazendo que elas atinjam mais clientes em potencial. No setor financeiro, os colaboradores poderão compreender a situação da empresa como um todo, valendo-se dos dados históricos para estimar receitas e se antecipar aos riscos.

Tudo isso acaba refletindo de forma positiva na experiência do consumidor; o que é considerado um fator chave para a conversão das ações em vendas e fidelização desses clientes.

Não há dúvidas de que o Business Intelligence é um conceito amplo, que ganha novas nuances conforme os meios digitais proporcionam novas formas de lidar com dados. Por isso, é importante que os gestores estejam sempre atentos às novidades que impactam diretamente nas tomadas de decisão em seu negócio.

Quer saber como fazer isso? Acompanhe o blog da Iamit e fique sempre por dentro das principais tendências em TI!

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